"

Fundos

Fundos exclusivos ou restritos

A StoneX Investimentos pode estruturar fundos exclusivos ou restritos para qualquer empresa ou grupo familiar, respectivamente. O fundo não é aberto ao público e em resumo o objetivo é otimizar impostos sobre aplicações financeiras, além de gerar governança sobre o tipo de risco financeiro tomado. Veja abaixo mais detalhes sobre as vantagens e restrições.

Vantagens

  • Desintermediação bancária – permite acesso ao mercado primário de renda fixa, por exemplo, é possível comprar títulos públicos no leilão do tesouro nacional às mesmas taxas que os bancos conseguem para si próprios.
  • Tributária – o imposto de renda (IR) é regressivo (exceto para fundos de ações) e incide apenas no momento do resgate, diferente dos fundos abertos em que incidem sobre a movimentação de ativos e ainda ocorre semestralmente o “come-cotas”.
  • Sucessão e herança – o dono do fundo pode definir quantas cotas cada herdeiro receberá através da doação das cotas e também quais restrições de movimentação o herdeiro terá até determinada idade; os herdeiros mantêm o usofruto e as cotas continuam sendo rentabilizadas sem interrupção por processo de inventário, sendo que o IR incide na data da doação e a doação é efetivada após pagamento em cartório de 4% do ITCMD.
  • Blindagem patrimonial (para pessoas físicas) – o capital fica assegurado legalmente devido à desvinculação do patrimônio entre pessoa física e jurídica; isto ocorre porque o fundo tem seu CNPJ próprio.
  • Gestão profissional dos investimentos – existe a obrigatoriedade do gestor do fundo seguir estritamente as regras descritas no regulamento do fundo e também do administrador fazê-las valer (o regulamento é escrito pela empresa ou pessoa física com o auxílio da nossa gestora).
  • Simplicidade no acompanhamento da evolução patrimonial – o fundo possui um valor de cota, que representa todos os produtos que compõem a carteira de investimentos; em outras palavras, a variação porcentual da cota representa a média ponderada da oscilação porcentual do portfólio.

Restrições

  • Patamar mínimo de investimento – para o fundo ser viável, deve-se levar em conta os custos fixos e variáveis de gestão, administração, custódia, auditoria e outros órgãos (Anbima, CVM, B3 e SELIC).
  • Investimentos isentos de IR – não é indicado montar um fundo exclusivo ou restrito se todos os investimentos feitos forem somente os isentos de IR, como CRA, CRI, LCA, LCI ou poupança.
  • Movimentação de capital limitada – são apenas dois aportes e resgates por ano, sendo o resgate total apenas com o encerramento do fundo.

Para investir neste fundo, acesse nosso distribuidor: